O presidente da Câmara de Vereadores Paulo Roberto Moraes participou da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicada em: 26/11/2018 14:17:04

O município de Tapera promoveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na quarta-feira, 21/11, no Centro de Eventos e reuniu autoridades locais, representantes das áreas da educação, saúde, assistência social, conselheiros tutelares, membros do COMDICA e imprensa.
A abertura da conferência ficou a cargo dos alunos da APAE. Os projetos são custeados com verba do COMDICA, através da destinação do imposto de renda pela campanha Leão Amigo.
Durante os pronunciamentos, a presidente do COMDICA, Nelsi Kaiper, agradeceu a colaboração de todos os membros do conselho e do apoio das conselheiras tutelares para realização do evento. O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Roberto Moraes, parabenizou a APAE pela apresentação e desejou a todos um ótimo evento. O delegado Marcos Vinícius Muniz agradeceu o convite e colocou que a Polícia Civil está engajada em ações como esta, que visam debater o bem-estar das crianças e adolescentes.
A promotora de justiça Marisaura Raber Fior enalteceu que Tapera é privilegiada por oferecer diversos projetos a crianças e adolescentes, mas infelizmente ainda há muitos casos de violência e situações de risco a que eles estão submetidos: "a felicidade de uma criança é perceptível a quilômetros de distância, e é isso que queremos com a conferência, buscando efetivar os direitos sem esquecer dos deveres", comentou.
Para finalizar, o vice-prefeito Jorge Luiz de Quadros falou que garantir os direitos das crianças e dos adolescentes é um trabalho árduo, mas necessário: é com muita alegria que me manifesto na primeira conferência da criança e do adolescente, pois fiz parte do COMDICA em 1993 e acompanhei as dificuldades do trabalho. Se hoje é difícil, imagina naquele tempo. Mas é preciso arregaçar as mangas e trabalhar. A Prefeitura Municipal sempre apoia e está presente em ações que beneficiem a vida das pessoas da nossa comunidade. Cuidemos do nosso jovem hoje para não nos preocuparmos no futuro".
O palestrante Rodrigo Farias dos Reis abordou os direitos das crianças e dos adolescentes, apresentou todos os tipos de violência e dados de violência do Estado do Rio Grande do Sul e no país. Reis frisou a necessidade de criação de uma Rede de Proteção envolvendo a sociedade e presente em todos os ambientes de convívio das crianças e adolescentes.
O público foi dividido em grupo para discussão dos eixos norteadores: Garantia dos direitos e políticas publicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; Participação comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.
A participação de jovens na conferência foi um ponto bastante positivo.

Fonte : Prefeitura Municipal de Tapera

Edição :Marcelo Ricardo