Festival da Canção, Semana da Cultura, Feira do Livro e Semana da Pátria são alguns dos eventos que aconteceram em Tapera neste mês

Publicada em: 30/09/2015 09:47:29

Autoridades fazem o hasteamento das bandeiras

FESTIVAL DA CANÇÃO

O 6º Festival da Canção iniciou as festividades da Semana da Cultura em Tapera. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal na noite de ontem, 30/08, no Tenarião. Dos 43 inscritos, 40 candidatos se apresentaram, emocionando e animando o público presente. A plateia contou com a presença do prefeito Ireneu Orth, vice-prefeito Volmar Kuhn, secretários e diretores municipais, vereadores, soberanas do município, patrocinadores, autoridades regionais e comunidade em geral.

As apresentações foram avaliadas pelos jurados Wagner Rodrigues, músico, produtor musical, atualmente tecladista e acordeonista da equipe Renan Hansen e Banda; Paulo Jacson de Paula, músico, professor de música, e atualmente vocalista da Banda Paulinho e Turma Baladeira; e Mauro Antonio Galvani, músico e produtor de áudio e vídeo. Os critérios avaliados foram: afinação, ritmo, dicção, melodia/voz, presença de palco e interpretação.

A Banda Exclusiva foi a responsável pelo som. A solenidade foi conduzida pelo comunicador Guto Ávila.

FEIRA DO LIVRO

A 25ª Feira do Livro iniciou ontem, 01/09, em Tapera, com um grande público. Mais de mil pessoas estiveram presentes no Tenarião e prestigiaram a palestra do escritor Fabrício Carpinejar.

O músico Leonardo de Oliveira interpretou o Hino Nacional. O coral municipal A União Faz a Vida e os alunos do projeto técnicas circenses da AABB Comunidade realizaram as apresentações artísticas.

Durante a rápida solenidade de abertura, a secretária de Educação, Maria Regina Salvadori, comemorou a realização de mais uma feira do livro no em Tapera, destacado o incentivo à leitura através dos projetos desenvolvidos no município, a ampliação do roteiro da Caravana da Leitura, que oportuniza o acesso a livros a todos, e a aquisição de mais livros para a Biblioteca Pública Municipal.

A gerente da Unidade SESC Carazinho, Giana Groth, destacou a parceria do SESC com o município de Tapera, parabenizando a Prefeitura Municipal pela busca por novas atividades para a comunidade.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elias Goulart, comentou sua alegria em presidir o legislativo no ano em que Tapera completa 60 anos e a 25ª Feira do Livro acontece na cidade. Disse sentir orgulho de ser taperense e viver na Cidade Cultura.

O prefeito Ireneu Orth declarou aberta oficialmente a feira, convidando toda a comunidade local e regional a participar da Semana da Cultura. Comentou que a Administração Municipal tem se empenhado para finalizar o Centro de Eventos, onde deverão ser realizados todos os eventos culturais do município e onde se pretende realizar a próxima Semana da Cultura.

De forma humorada e criativa, o escritor Fabrício Carpinejar abordou diversos temas durante a sua palestra. Carpinejar falou sobre relacionamentos, traumas, amor, família e esperança, citando algumas de suas crônicas e relatando vivências pessoais. Após, o escritor recebeu o carinho dos fãs e autografou livros.

SEMANA DA PÁTRIA

A solenidade de abertura da Semana da Pátria em Tapera foi realizada na manhã de hoje, 01/09, no altar da Pátria, e conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. A festividade contou com a presença de autoridades locais, diretores das escolas, alunos e comunidade taperense.

O músico Leonardo de Oliveiro interpretou o Hino Nacional. Os projetos Banda Marcial Municipal e Brigada Mirim participaram da solenidade. Houve apresentação dos projetos de dança, técnicas circenses e capoeira.

Nos pronunciamentos, a secretária de Educação, Maria Regina Salvadori, falou que a paz deve ser exercida por todos os cidadãos, questionando o que estamos fazendo para viver e promover a paz.  O presidente da Câmara de Vereadores, Elias Goulart, ressaltou o papel desempenhado por cada cidadão em prol da Pátria. Para o vice-prefeito, Volmar Kuhn, as crianças e jovens são o futuro da cidade, do estado e do país, portanto é preciso ações conjuntas, que envolvam toda a comunidade e a nação para criar um ambiente pacífico. O prefeito Ireneu Orth declarou aberta a Semana da Pátria, destacando o dever de cada cidadão com a Pátria.

As escolas confeccionaram cartazes com a temática: "Por uma Tapera de paz". Durante a semana serão promovidas horas cívicas nas escolas. O encerramento da Semana da Pátria acontecerá na segunda-feira, 07, na praça central, com a tarde cívico-cultural. O evento iniciará às 14h30min.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tapera